quarta-feira, 19 de abril de 2017

O grandioso Festival Burning Man



Burning Man é um festival realizado anualmente no Deserto Black Rock, no Estado de Nevada, nos Estados Unidos. Durante nove dias, pessoas de vários países formam uma comunidade no remoto deserto, para compartilharem arte e música. Este evento costuma atrair mais de 50 mil pessoas. 


 As imagens aéreas do local são realmente impressionantes. Mostram a grandiosidade do mega acampamento em formato de semi-círculo, chamado de Black Rock City.






É uma grande galeria de arte a céu aberto, chamada de “Playa”. Em seu centro, há uma escultura gigante de madeira denominada “Burning Man”, o qual é incendiado no término. Essa escultura remete ao surgimento do festival que se iniciou com dois amigos, Larry Harvey e Jerry James. Eles improvisaram um homem de madeira em Baker Beach, São Francisco, e depois o queimaram, com algumas pessoas presentes participando. Daí surgiu a ideia do festival, que acabou se repetindo todo ano, cada vez com um número maior de pessoas. Este ano o evento completa 31 anos.








 Uma "cidade" é montada todos os anos para uma semana de festa ininterrupta. Tem suas próprias ruas, cinema e até serviço de ônibus. Cada uma das ruas horizontais e verticais são nomeadas para ajudar as pessoas a se movimentarem.
Quando o acampamento é fotografado em seu interior, parece ser desorganizado, mas, com as imagens do alto, percebe-se o planejamento meticuloso da formação da "cidade" improvisada.


O Burning Man é um dos maiores eventos de fantasias, depois do Halloween. A proposta é ser um evento onde todos são encorajados a se expressarem, cada um com sua criatividade. O músico Joe Carter disse sobre este festival: "As normas sociais se dissolvem e as inibições desaparecem."







Os participantes dão uma pausa de suas rotinas diárias e vão se divertirem num cenário como do filme "Mad Max". A maioria dos queimadores - como são chamados os visitantes - vão bem equipados com óculos de proteção e máscaras faciais para evitar a poeira tão abundante do deserto. Eles trazem trailers de todos os tamanhos e até móveis. No final, tudo é completamente removido.







Burning Man começa na última segunda-feira de agosto e termina na primeira segunda-feira de setembro. Todos os anos são construídos, de acordo com um tema, vários "templos", esculturas e carros adornados.
O tema de 2016 foi Da Vinci. Nesse ano, o tema será “Radical Ritual”, ou seja, será coisas relacionadas com religiosidade.

Confira 3 vídeos onde podemos "entrar" nesse evento e ter uma noção melhor de como funciona!






Nenhum comentário:

Postar um comentário