sexta-feira, 26 de maio de 2017

16 dicas essenciais pra quem vai acampar pela primeira vez num ambiente selvagem

Saia dos "bastidores" e tenha uma agradável aventura na natureza!
Pessoas de todas as idades em todo o mundo, curtem acampar, simplesmente como uma fuga temporária de um estilo de vida acelerado ou mesmo como uma oportunidade de passar uns momentos de forma muito simples, sem os confortos e segurança de sua casa. 
Se você nunca acampou e está planejando pela primeira vez, seja coletivamente ou mesmo sozinho, as seguintes dicas irão te ajudar nos seus preparativos!


1 - Escolha onde você quer ir. Isso vai depender das suas condições financeiras. Pode ser um local perto ou explorar uma nova área, especialmente as partes mais selvagens nos arredores de sua cidade.
Uma vez decidido, compre os itens que precisará. Se ainda não tem uma barraca de camping, esse é o item essencial. 


2 - Se você nunca montou uma barraca, antes de viajar monte sua barraca em casa, para aprender a montá-la com antecedência.


3 - Só você mesmo é que conhece seu desempenho físico, então, se não consegue escalar locais um pouco íngremes, por exemplo, é melhor não planejar ir para locais de difícil acesso.


4 - Esteja ciente que estando em meio a natureza é normal acontecer eventuais desconfortos, como espinhos, insetos e arranhões; mas essas coisas fazem parte da aventura.


5 - Claro que não pode faltar suprimentos. Água, muita água. Na véspera, coloque algumas garrafas com água para congelar. Pelo menos você terá água gelada durante o primeiro dia do percurso.



6 - Estes itens serão muito úteis num acampamento:

- Lanternas manuais ou aquelas de colocar na cabeça. Vai ajudar bastante caso você queira ler a noite.
- Revistas de palavras cruzadas.
- Um binóculos pode ser um item interessante.
- Não esqueça de roupas de frio, se for num período frio.
- Leve um produto anti-séptico, curativos Band-aid e outros itens que desejar.
- Se não quiser comprar isolante térmico, papelão serve. Como foi abordado no início, depende das condições financeiras de cada um.
- Sacolas plásticas servem de lixeira. Não deixe absolutamente nada no local que acampar.


7 - Se você têm cachorro, pode ser muito mais divertido se leva-lo.


8 - Evite acampar muito próximo de margens de rios e cachoeiras. Escolha lugares mais elevados onde você possa montar sua barraca.


9 - Se você não gosta de acordar cedo, então procure montar a barraca sob uma árvore, especialmente se for com muita folhagem que proporcione muita sombra, porque quando o sol começa a esquentar, não dá pra ficar dentro da barraca.


10 - Comece a montar a barraca muito antes de anoitecer, para evitar montar em cima de formigueiros ou espinhos. Antes de monta-la, tire as pedrinhas e pequenos galhos que possam danificar a lona.


11 - Além das barracas, você pode acampar com redes ou montar um abrigo com lona.


12 - Se quiser ter um espaço maior para se abrigar, pode colocar uma lona esticada entre árvores sobre sua barraca. Contudo, não use lona em contato direto com o teto da barraca, porque senão a mesma vai ficar muito quente.


13 - Se você notar uma cobra rastejando, se for perto de você, fique parado ou afaste-se do local devagar. As cobras só atacam quando se sentem ameaçadas. Na verdade todos os animais selvagens agem assim.
14 - Nunca jogue restos de comida perto da barraca, para evitar a aproximação de insetos e formigas.
15 - Não deixe a barraca aberta. Senão você poderá receber visitas indesejáveis de insetos ou animais peçonhentos.


16 - Se for fazer uma fogueira é necessário procurar um local adequado para evitar o fogo alastrar-se para os arredores. Principalmente se for no verão. Raspe uma porção do solo e coloque a lenha sobre a terra ou pedras, afastada de vegetação e galhos secos.


Estas são dicas valiosas pra você passar um final de semana muito mais divertido em meio a natureza.
Bom entretenimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário