domingo, 14 de maio de 2017

ANIMAL DA SEMANA - Canguru-vermelho

Conheça quantos dias aqueles filhotes fofinhos de canguru permanecem abrigados na bolsa abdominal da mãe; e muitas outras informações desse animal fantástico!


- O canguru vermelho é a maior das espécies de cangurus e de todos os marsupiais.

- Os cangurus usam pulos como seu principal meio de locomoção. São capazes de saltar mais de 2 metros de altura.



- Eles têm um período de gestação muito curto, com um máximo de 33 dias, quando a fêmea dá a luz um único joey (é como são chamados os filhotes de canguru).
Os joeys nascem completamente sem pelos e são minúsculos; medem 2,5 cm e pesam apenas 0,75 gramas.
Logo após o nascimento, o pequeno filhotinho rasteja até a bolsa de sua mãe e rapidamente se prende a um dos quatro mamilos. Permanece dentro durante cerca de 150 dias. A partir desse período eles eventualmente saem para fora em intervalos curtos. Só deixarão a bolsa permanentemente, após o máximo de 240 dias, mas continuam a amamentar por mais dois a quatro meses, colocando apenas a cabeça no interior da bolsa materna. 
Outra espécie, o canguru cinzento ocidental têm o período mais longo dentro da bolsa, que é de cerca de 550 dias.



- É nativo da Austrália. Está distribuído na maior parte do interior daquele país, em zonas áridas, mas está ausente das áreas costeiras do norte, sul e leste.
O canguru-vermelho é uma das espécies mais reconhecíveis de animais da Austrália e é muitas vezes considerado como um símbolo desta nação continental. 



- Os cangurus-vermelhos não são territoriais, mas os machos, em época de reprodução, lutam uns contra os outros para ganharem o controle de grupos de fêmeas.
Eles lutam de forma inusitada, parecendo dois boxeadores. Além de dar socos, também chutam uns aos outros na barriga, com suas fortes patas traseiras, apoiando todo o seu peso sobre a grossa cauda.



- Possui um excelente campo de visão devido a posição dos olhos, tornando muito difícil aproximá-lo sem ser visto.


- Os machos crescem até cerca de 1,4 metros e podem pesar mais de 70 quilos. As fêmeas são menores, atingem um comprimento de até 1,1 metros e pesam até 35 quilos. A cauda pode ter de 0,9 a 1 metro de comprimento; é longa e musculosa e é usada como contrapeso ao ficar de pé. Eles têm pés compridos que podem ter mais de 30 cm.


- Prefere pastagens abertas e normalmente evita áreas com muitas árvores. Alimenta-se basicamente de gramas, mas também inclui quantidades significativas de arbustos em sua dieta. Pode passar longos períodos sem beber água. Conserva a água da vegetação que consome. Seu corpo é bem adaptado para viver nas regiões secas onde vive. São animais noturnos que passam a maior parte do dia descansando na sombra.




Nome em inglês: Red Kangaroo
Nome científico: Macropus rufus

Nenhum comentário:

Postar um comentário