domingo, 2 de julho de 2017

ANIMAL DA SEMANA - Langur-de-françois



- Os filhotes dessa espécie de primata, nascem com os pelos cor de abóbora. No entanto, a notável cor não dura por muito tempo. A pelagem amarelada começa gradativamente a escurecer em torno de três meses de idade, e geralmente se tornam completamente pretos a partir dos seis meses.




- À medida que vão ficando adultos surgem outras características físicas interessantes: duas faixas de pelos brancos que se estendem das orelhas até os cantos da boca e um topete como se tivessem sido penteados.



- Quando um filhote de langur-de-françois nasce em algum zoológico pelo mundo afora, as pessoas ficam encantadas quando o veem pela primeira vez, por causa da diferença da cor com seus pais.


- As fêmeas do grupo compartilham os cuidados com os filhotes das outras.


- É um dos macacos mais raros do mundo, classificados como criticamente ameaçados por causa da perda de habitat.


- Em ambiente selvagem são encontrados no Vietnã, em duas províncias chinesas: Guangxi e Guizhou e no Laos.



Os dois vídeos abaixo mostram um filhote de Langur-de-françois que nasceu no jardim zoológico de Taronga, em Sydney, na Austrália.
O filhote foi descoberto acolhido nos braços da mãe em 7 de novembro de 2015. Os funcionários do Zoo nomearam o "menino" de Nangua. É o quarto primata da espécie a nascer nesse zoológico.




Nomes em inglês: François' langur e Francois’ leaf monkey
Nome científico: Trachypithecus francoisi

As mais visitadas do mês