sábado, 1 de maio de 2021

Dois textos sobre citações motivacionais (contra e a favor)

Por que não gosto de citações motivacionais

Originalmente publicado por Abhed Manocha, em fevereiro de 2018

Uma citação cativante copiada, é mais fácil e requer menos inteligência do que inventar algo meu. Além disso, são ótimos click bates para as massas. Algumas drogas sensacionais que o fazem sentir que pode-se conseguir qualquer coisa, apenas lendo aquelas citações estúpidas.

Essas citações alimentam uma fera furiosa dentro de mim. Mas isso não muda o fato de que comprei um pacote de ginástica de 6 meses na véspera de ano novo e tive dificuldade em ir lá por uma semana.

Aqui estou eu, folheando a mídia social, lendo citações de merda sobre como posso mudar minha vida de merda e transformá-la em uma, digamos, um pouco menos de merda de vida. Tudo isso leva a um pouco de dopamina em meu cérebro, o que me faz sentir bem comigo mesmo por um minuto. Eu me sinto tão bem que planejo como vou viver minha vida a partir de agora. Uma rotina matinal diferente. Sem mídia social. Vá para a academia todos os dias. Leia mais livros. Eduque-se.

E no dia seguinte continuo a fazer as mesmas coisas de antes.

Lendo algum post, como "Como ficar motivado e realizar meus sonhos?", por algum cara aleatório, seguido por milhares.

Cada Facebook, Twitter, Tumblr, Pinterest, Quora, etc., cada escritório moderno, cada revista, cada forma de comunicação pública parece obrigada a incluir tantas imagens e mensagens motivacionais quanto possível. Mas isso tem algum efeito nas pessoas?

Trabalho real ou arte real não acontecem lendo citações nas redes sociais. Acontece quando você realmente faz o trabalho (o que exige que a mídia social seja desativada).

E sim, as citações motivacionais podem ser de grande utilidade às vezes, como quando você atingiu o fundo do poço e precisa de algumas palavras, como: você pode fazer isso. Sim, eu não sou contra isso.

O que realmente me irrita muito nas citações motivacionais é o efeito de curto prazo sobre nós. Quando você vê uma citação que sempre parece altamente identificável para você, faz você sentir que foi postada apenas para mostrar que você foi feito para mais do que isso ou que você pode mudar sua vida, apenas por pensar que é sua. Adivinhe, as citações motivacionais fazem todos nós nos sentirmos assim. Isso nos faz sentir invencíveis.

Mas você diria “Uau! Por que você odeia tanto essas citações, Abhed. Não é bom se sentir invencível? "

Eu: Sim, sentir-se invencível é ótimo. Faz você se sentir poderoso. Sim, isso é muito legal. Mas o que você faz depois disso? Quero dizer, depois de ver essa citação?

Você: Rolar para baixo.

Eu: Esse é o problema.

Você sabe o que realmente me motiva? Realmente fazendo o trabalho.

Estou há dois meses na academia, é o máximo que já fiz, considerando que só me inscrevi na academia duas vezes, incluindo esta. Na primeira vez (que durou uma semana), a barraca de comida do lado de fora do meu instituto parecia mais fascinante do que a própria academia. Mas eu quero ir à academia todos os dias, fiz disso um hábito. Agora, se eu não for a uma academia por um dia, meu dia inteiro bagunça, o dia simplesmente não parece certo. Ao perceber isso e alguns cenários semelhantes anteriores, reconheci que, se quisermos tentar algo novo ou alavancar algo, temos que enraizá-lo em nossos dias.

Se eu fui à academia no dia anterior, meu cérebro meio que moldou para ir naquele dia também. Sim, às vezes haverá dias de folga. É uma coisa psicológica como algum tipo de pressão cresce dentro de mim para me levantar e começar a fazer meu trabalho. Isso mudou muito meu trabalho diário.

Tenho observado que se você quiser incorporar algo novo em sua vida, deve começar aos poucos. 

Por exemplo, se você quiser começar a praticar ginástica, coloque seus tênis de treinamento. Tão fácil.

Se você quiser escrever um livro, pegue um livro e uma caneta.

Se você quiser começar a fazer conexões, fale com a primeira pessoa que vir. Tão fácil, mas tão satisfatório.

A parte mais importante de qualquer tarefa é começar. Se você não consegue ficar motivado no começo, então descobrirá que a motivação geralmente vem depois de começar.

Obrigado por ler! :)

Fonte: https://hackernoon.com/why-i-dont-like-motivational-quotes-9ff056f42345

---------------------

Texto 2

O caso a favor citações motivacionais

Stefan Palios , 2 de dezembro de 2019

Em um mundo onde qualquer um pode ser um editor, as citações motivacionais se tornaram uma peça robusta de conteúdo. Eles são os resultados das conversas que podem ser citados e tweetadas. Todo mundo aspira ser citado como motivacional. A palavra “motivação” e seus sinônimos aparecem em muitos depoimentos sobre oradores públicos, líderes empresariais, políticos e muito mais. Se você pode motivar alguém a fazer qualquer coisa, especialmente se você pretende lucrar com isso, então isso é considerado valioso. Essas citações são apenas uma parte de como se tornar um “influenciador”.

Simplificando, as citações motivacionais ajudam as pessoas a se sentirem melhor. E se alguém se sente melhor, isso não é uma vitória?

Existem alguns motivos para que essas citações continuem sendo usadas como um tipo formal de conteúdo.

- Citações motivacionais inspiram ação

 O sucesso começa a parecer distante. Você se sente isolado. De repente, uma citação motivacional aparece. Você lê e ressoa. Você é lembrado de que não está sozinho, que toda pessoa de sucesso bateu em muitos obstáculos - e eles os superaram. Isso significa que você também pode fazer isso, se agir.

- Citações motivacionais oferecem uma visão do que é possível

Se Bill Gates compartilhar sua história de dificuldades, seu nível de sucesso parecerá um pouco mais atingível.

- Citações motivacionais mostram uma perspectiva diferente

Enquanto as pessoas experimentam os mesmos desafios fundamentais - perda, sofrimento, rejeição, etc. - cada um experimenta de forma diferente. Dependendo de uma variedade de fatores, o que é difícil para uma pessoa pode ser fácil para outra e vice-versa. Então, naturalmente, ler várias citações sobre um assunto fornecerá uma perspectiva diferente. Embora as citações em si possam não resolver o problema, a perspectiva diferente pode desencadear uma ideia em sua mente que eventualmente se torna a solução para o desafio que você está enfrentando.

Fonte: https://www.business2community.com/content-marketing/the-case-for-and-against-motivational-quotes-02262919


Nenhum comentário:

Postar um comentário