segunda-feira, 11 de maio de 2015

Quetzal

Esse lindo pássaro é o quetzal-resplandecente, por vezes chamado de "serpente de penas".
É encontrado na América Central.


É considerada uma das mais belas aves do mundo devido a sua plumagem, tão ricamente colorida. A palavra quetzal significa "longa cauda de penas brilhantes".


Eles tem um comprimento médio acima 40 centímetros. A parte mais impressionante do quetzal é a sua cauda, que pode crescer mais de 50 centímetros de comprimento.


O peito e a barriga são cobertos com penas vermelhas brilhantes e no resto do corpo, penas verdes com tons de ouro e roxo. 
O macho é diferente da fêmea por ter um tufo de penas eriçadas na cabeça e também por sua cauda ser maior.
Esses pássaros tem dedos incomuns no mundo das aves: dois dedos estão unidos e dois separados.



O quetzal é distribuído principalmente em países como Guatemala, Honduras, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua e Panamá Central e, embora ele também é encontrado no sul do México, em menor medida. Esse pássaro é o símbolo da Guatemala.  
É uma ave de modo de vida solitário, relativamente sedentário e muito territorial. Constrói o seu ninho no alto das árvores ou em buracos desabitados, deixados por pica-paus.



O voo não é exatamente ágil. Muito cedo de manhã o macho canta um apito muito alto a cada 8 ou 10 minutos. A fêmea também canta, mas com uma voz suave e profunda. Eles tem vários apitos diferentes para chamar os seus pares. Chamados que diferem em relação ao contexto.



É uma espécie monogâmica. A época de reprodução é do início de março a junho, com diferenças de região para região. O macho faz uso de práticas como cantar e dançar no ar para atrair a fêmea.


O ninho é construído a vários metros de altura, e após o acasalamento, a fêmea põe dois ovinhos azuis.
O período de incubação é de 17 ou 18 dias. Os ovos eclodem em duas proles com os olhos fechados. Duas semanas mais tarde, seu corpo já está quase totalmente coberto por um verde suave. 
Cerca de três semanas depois, o pintainho aprende a voar ensinado pelo macho. Então, eles podem deixar o ninho, mas ainda mantem relacionamentos com seus pais.


Nome científico: Pharomachrus mocinno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário