domingo, 27 de setembro de 2015

Animal da semana - Adax

São conhecidos também como antílope "screwhorn" (antílope de chifre parafuso) e antílope branco.
Os longos chifres retorcidos em forma de espiral é a característica principal deles. São encontrados em ambos os sexos e geralmente medem entre 50 a 120 centímetros de comprimento.




A pelagem do adax varia de cor, dependendo da época. No inverno, sua pelagem é uma cor castanho-acinzentado e durante o verão, ficam quase completamente brancos. 



Lamentavelmente é uma das espécies criticamente ameaçadas de extinção.
Em ambiente natural é extremamente raro. Cientistas estimam que há menos de 400 deles apenas em áreas desérticas no norte da África, especificamente no Níger. 




Eles tem cascos adaptados as regiões arenosas onde vivem. São lisos com sola plana que ajudam a impedi-los de afundar-se na areia. O adax pode sobreviver sem água por muitos meses, afinal, na região do deserto do Saara, é muito difícil encontrar uma gota de água. Eles tem uma adaptação física que conseguem reter a umidade das plantas que se alimentam. 


O adax procura descansar durante o dia em covas rasas na areia, muitas vezes localizadas perto de grandes pedras para protegê-los contra o vento e sol quente. 


Eles possuem uma característica física que talvez passe despercebido por nós. Confira se você percebeu que eles têm uns tufos de cabelo em suas testas, que forma uma mancha branca em forma de um X! 


Nome científico: Addax nasomaculatus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário