Afinal, as zebras são brancas com listras pretas ou pretas com listras brancas?
E os filhotes, já nascem listradinhos? Todas as zebras são iguais?
Veja as explicações a seguir!
As zebras são animais pertencentes ao Gênero Equus, o mesmo do cavalo. Após um período de gestação de aproximadamente um ano, a fêmea dá à luz quase sempre, apenas um filhote.
As zebras são brancas com listras pretas. Sabemos disso porque muitos filhotes nascem completamente brancos ou castanho-claro e após um mês as listras pretas começam a surgir sobre o fundo branco.
Pode-se também observar melhor essa característica, na espécie zebra-de-grevy, que apresenta a barriga totalmente branca.
São animais que alimentam-se apenas de folhagens como os bois e vivem em bandos pacificamente com seus colegas herbívoros. São encontradas, naturalmente nas savanas africanas.
Aparentemente, parece que todas são iguais, mas cada uma apresenta traços distintos. Essa característica é útil para as zebras se camuflarem dos predadores. Porque como elas geralmente andam em bandos, quando fogem todas juntas, cria-se uma espécie de "ilusão de ótica", dificultando os predadores identificarem um só indivíduo no bando.
Há três espécies de Zebras: a Zebra-de-Grevy, a Zebra-da-Montanha e a Zebra-de-Grant. Para diferencia-las, provavelmente não deve ser fácil, pois há detalhes que devem ser analisados, como orelhas maiores e listras mais finas.
Nome científico: Equus burchelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário