domingo, 4 de outubro de 2015

Animal da semana - Zebra

Afinal, as zebras são brancas com listras pretas ou pretas com listras brancas? 
E os filhotes, já nascem listradinhos? Todas as zebras são iguais?
Veja as explicações a seguir!


As zebras são animais pertencentes ao Gênero Equus, o mesmo do cavalo. Após um período de gestação de aproximadamente um ano, a fêmea dá à luz quase sempre, apenas um filhote.




As zebras são brancas com listras pretas. Sabemos disso porque muitos filhotes nascem completamente brancos ou castanho-claro e após um mês as listras pretas começam a surgir sobre o fundo branco. 
Pode-se também observar melhor essa característica, na espécie zebra-de-grevy, que apresenta a barriga totalmente branca.



São animais que alimentam-se apenas de folhagens como os bois e vivem em bandos pacificamente com seus colegas herbívoros. São encontradas, naturalmente nas savanas africanas.



Aparentemente, parece que todas são iguais, mas cada uma apresenta traços distintos. Essa característica é útil para as zebras se camuflarem dos predadores. Porque como elas geralmente andam em bandos, quando fogem todas juntas, cria-se uma espécie de "ilusão de ótica", dificultando os predadores identificarem um só indivíduo no bando.



Há três espécies de Zebras: a Zebra-de-Grevy, a Zebra-da-Montanha e a Zebra-de-Grant. Para diferencia-las, provavelmente não deve ser fácil, pois há detalhes que devem ser analisados, como orelhas maiores e listras mais finas.


Nome científico: Equus burchelli 


As mais visitadas do mês