quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Especial kids - Segundo Dia - Música

A música está sendo introduzida na educação das crianças em idades pré-escolares, devido a importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.



A música é um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. 



O que a música tem a oferecer as crianças?


Escutar música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto das crianças. 
É um dos aprendizados mais agradáveis e divertidos. 

Benefícios da música para elas:

- Melhor coordenação motora.
- Desperta a sensibilidade e criatividade.
- Ajuda à criança a comunicar-se.
- Trabalho em grupo.
- Aumento da autoestima.
- Aprendizagem do alfabeto, de ritmos, etc.

O vídeo abaixo mostra exatamente como a música facilita o aprendizado e deixa tudo mais leve e divertido...



A musicalização trabalha a percepção dos sons, do ambiente externo, e do próprio corpo. As aulas de musicalização infantil e para bebês podem ser iniciadas a partir dos 9 meses de idade. As turmas são divididas em duas faixas etárias: de 9 meses a 3 anos e de 4 anos até 9 anos. 



Através da música a criança trabalha a psicomotricidade ( integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso), a sensibilidade, a criatividade, a percepção e a expressão, o que faz com que a criança fique mais segura, desinibida e mais atenta. Conteúdos trabalhados na aula: Todo o conteúdo é trabalhado de forma lúdica, através de brincadeiras, estórias, dramatizações e jogos. 



A música está presente em todos os lugares e principalmente nas religiões e no mundo artístico. As crianças conseguem emocionar a todos, como os adultos, com apresentações que certamente dão muito orgulho para os pais.
Um bom lugar para se aprender música é nos corais, onde sabemos que muitas crianças famosas vieram ou fizeram parte de um, e por falar nesse assunto, mostraremos um vídeo emocionante de um coral infantil cantando Cyndi Lauper...


Não podemos esquecer também das talentosíssimas crianças que fazem muito sucesso com suas carreiras musicais, tanto aqui no Brasil como em todo o mundo. 

Conheça algumas delas:



Ryu Jackson, brasileiro, cover do Michael Jackson e Psy.

João Guilherme -  Filho do cantor Leonardo

Jasmine Villegas - Califórnia - EUA

João Victor - Cantor Sertanejo de São Paulo

Lyca Gairanod - Filipinas

E agora vamos mostrar e relembrar os mais famosos da música quando eram crianças:

Michael Jackson tinha apenas oito anos quando estourou com o Jackson 5.

Hanson - Formado pelos irmãos Ike, Tay e Zachary. Eles tinham 16, 13 e 11 anos, quando lançaram seu primeiro álbum em 1997.


Hoje conhecidos em todo o mundo, Justin Timberlake (no alto, à direita), Christina Aguilera (de jaqueta jeans) e Britney Spears (de camisa branca) se conheceram crianças, quando participaram do Clube do Mickey nos anos 80.

O grupo Balão Mágico, que também comandou um programa de TV na Globo, lançou seu primeiro disco em 1982. Foram vários hits, e Simony e Jairzinho (hoje Jair Oliveira) continuam no mundo artístico.

Maisinha começou cantando no programa Raul Gil. Mudou para o SBT, onde ganhou até programa, e hoje faz sucesso como apresentadora.

Criado em 1984, o grupo Trem da Alegria vendeu milhões de cópias, mas viu seu fim em 1992. Juninho Bill, Vanessa, Luciano e Patrícia fizeram parte da formação mais famosa do grupo.

Nascida em 1972, Nikka Costa começou a carreira aos cinco anos. Em 1981, ela vendeu 2 milhões de cópias, com seu primeiro disco.

Com certeza a Dupla mirim que mais fez sucesso nos anos 90. Depois de 17 anos de carreira, eles se separaram para viver carreiras diferentes. 

Jordy Lemoine entrou para o Guinness Book por ser o cantor mais jovem a emplacar um hit em primeiro lugar nas paradas. Na época, o garoto tinha quatro anos. Hoje ele é vocalista da banda Jordy and the Dixies e aposta em um visual punk.

O que é Música:


Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.

Seja você criança ou adulto, jovem ou velho, a música sempre será bem vinda. Então escute-a, respire-a e sinta todas as emoções que ela pode lhe proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário