domingo, 14 de agosto de 2016

AVE DA SEMANA (Especial Dia dos Pais) - Jaçanã

Por causa do Dia dos Pais, as duas matérias permanentes de animais da semana, destaca um animal e uma ave que os machos se destacam por serem bons pais. Conheça o comportamento do jaçanã!




- É uma ave com vasta distribuição na América do Sul. São muito encontradas em áreas de água doce com vegetação flutuante e também em pastagens próximas.


- Possui os pés enormes para seu tamanho. Além de ter os dedos longos e finos, também as unhas são muito compridas, que lhe possibilita caminhar sobre as plantas aquáticas com muita facilidade e agilidade.


- A plumagem é dividida em preto e marrom, com destaque para o bico amarelo, com um escudo frontal avermelhado. A fêmea tem a plumagem semelhante ao macho e é maior, mais pesada e mais brava do que ele.


- A jaçanã é um pássaro que pode ser muito barulhento, quando percebe intrusos por perto.



- Durante a época de reprodução, os papéis são invertidos. O trabalho de incubação e criação dos filhotes é feito pelo macho. Ele começa a ajudar as fêmeas com os preparativos para o ninho, que fica parcialmente submerso.



Depois incuba os ovos por cerca de 28 dias. Quando os filhotes eclodem, já andam sobre a vegetação no primeiro dia de vida, mas são bastante ameaçados por predadores, então o pai os protege e os alimenta. As fêmeas dessa espécie não são mães dedicadas.





- Outros nomes que são conhecidos: japiaçó, marrequinha, casaca-de-couro, ferrão, menininho-do-banhado, nhançanã, piaçoca e outros.

Nome em inglês: Wattled jacana
Nome científico: Jacana jacana

Nenhum comentário:

Postar um comentário