domingo, 4 de setembro de 2016

ANIMAL DA SEMANA - Orangotango

Os povos indígenas da Indonésia e da Malásia chamam eles de "hutan orang", que significa "pessoa da floresta."


- Uma característica marcante nos orangotangos que mais o diferenciam dos outros grandes primatas, é a cor dos cabelos, que é avermelhada.


- Orangotangos tem adaptações muito favoráveis para viverem no alto das árvores: possuem longos braços, os pés são muito parecidos com as mãos e os quadris são flexíveis para mudarem de direção. Sua dieta é composta de cascas, folhas, flores, insetos e principalmente frutas.




- Os orangotangos vivem na Indonésia e Malásia, nas ilhas de Sumatra e Bornéu. Estes são os únicos lugares onde eles vivem em estado selvagem.



- Ao contrário dos outros macacos, os orangotangos não gostam de viver em grupos.


- Orangotangos só tem um bebê de cada vez.  Os filhotes nascem após nove meses de gestação, passando a ficar agarrados aos pelos longos da mãe. Eles ficam em média 8 anos sob os cuidados dela, até se tornarem independentes, o que faz as mães orangotangos, as primatas que cuidam por mais tempo dos seus filhos.



- São animais muito inteligentes. Quando chove, eles utilizam folhas grandes como guarda-chuvas e usam varas para obter mel das colmeias.



- Os machos se diferenciam das fêmeas através da pelagem maior e quando se tornam adultos, alguns adquirem umas "almofadas" nas bochechas e na garganta, ficando com uma aparência estranha.



- Há duas espécies: o orangotango de Bornéu e o orangotango de Sumatra (a mais rara das duas espécies).

Nome em inglês: Sumatran orangutan
Nome científico: Pongo abelii 
Nome em inglês: Bornean orangutan
Nome científico: Pongo pygmaeus

Nenhum comentário:

Postar um comentário