domingo, 30 de abril de 2017

ANIMAL DA SEMANA - Gato Sphynx



- À primeira vista, o sphynx pode não parecer com um felino, dando uma certa impressão com aqueles ratinhos pelados.



- Apesar da aparência exótica, que chega a assustar, esse gato é muito afetuoso, leal e brincalhão com seus proprietários. Comporta-se com uma certa semelhança com os cães, sem perder as demais características particulares dos gatos. Seguem seus donos pela casa, balançando a cauda e gostam muito de carinho.



 Têm orelhas grandes. A cor dos olhos e da pele pode variar. A maioria não apresentam os bigodes e sobrancelhas. Quando há bigodes, os pelos são poucos e quebrados.


- Eles não são realmente sem pelos. São cobertos com uma fina camada, como uma camurça. É no toque que fica mais aparente.
A pele precisa de uma limpeza semanal feita com lenços umedecidos e um banho mensal. Não é recomendável a exposição muito prolongada ao sol.




- Outro característica interessante dessa raça de gatos é as rugas. Apesar das rugas estarem presentes em outros gatos, é mais evidente no sphynx por causa de sua falta de pelo.


- Não se sabe ao certo a origem dessa raça de gatos. Há relatos antigos e mais recentes de gatas que tiveram filhotes sem pelos. A divulgação mais conhecida é do Canadá, onde, em 1966, um par de gatos domésticos produziu uma ninhada que incluía um gatinho sem pelos. Posteriormente, criadores de gatos aperfeiçoaram a raça, cruzando o sphynx com gatos de cabelos normais e vice-versa.


- Eles são tão sociáveis e brincalhões, que um estudo de uma publicação científica chamada "Journal of Veterinary Behavior", classificou os sphynxes como a raça de gato mais afetuosa.


- Os sphynxs têm muita energia e pode realizar truques acrobáticos.
Por causa de seu metabolismo rápido, precisam de mais alimento do que os felinos tradicionais.


Nome em inglês: Sphynx cat
Nome científico: Felis catus (Este realmente é o nome científico para todos os gatos domésticos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário