domingo, 9 de julho de 2017

ANIMAL DA SEMANA - Íbex



- O íbex é uma espécie de cabra selvagem. Seu habitat é a região montanhosa dos Alpes Europeus.



- Os machos podem ser duas vezes mais pesados do que as fêmeas; têm chifres grossos que podem alcançar até um metro de comprimento, curvados para as costas. Já nas fêmeas, os chifres são mais curtos. Os machos mais velhos também podem ser distinguidos por sua barba proeminente.


- Como todos os caprinos, o íbex é um excelente alpinista; conseguem saltar mesmo que tenham apenas dois dias de idade. Essa habilidade os ajuda a garantir a sobrevivência no terreno montanhoso que habitam.



- Se alimentam principalmente pela manhã e pela tarde. Quando as folhas estão fora do alcance, eles geralmente ficam de pé nas pernas traseiras para alcançar seu alimento.



- Durante a temporada de inverno - como os dias são curtos - o íbex dificilmente descansa durante o dia, porque é necessário passar o dia todo em busca de plantas, cavando na neve.


- Os machos costumam entrar em combates durante o período de acasalamento, a fim de determinar quem terá o direito de se reproduzir com as fêmeas disponíveis.


- Nos embates, viram o corpo e a cabeça para trás e depois "caem", dando uma chifrada nos chifres do adversário. Apesar das cabeçadas fortes, é raro se prejudicarem fisicamente no processo.


Nome em inglês: Alpine ibex
Nome científico: Capra ibex

Nenhum comentário:

Postar um comentário